segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Trabalhos realizados pela Eq. de Odontologia / Ortodontia

Trabalhos desenvolvidos pelo Curso de ODONTOLOGIA / ORTODONTIA
A equipe atuará em um turno semanal (manhã ou tarde) no projeto COPAME, e como uma interface do Projeto “Corrente do Bem” mantendo as atividades de Rio Pardo diminuídas neste turno.
Inicialmente deverá ser feita uma triagem, onde todas as crianças serão examinadas pela equipe, momento em que serão definidas as necessidades específicas de cada uma delas. A triagem será feita nas instalações da COPAME. Os dados serão anotados em um prontuário próprio.

Os prováveis grupos de necessidades são:

        1- Aqueles que necessitarão de aparelho ortodôntico removível.
        2- Os que não necessitam de aparelho, mas sim de outras intervenções ortodônticas, como: exercícios de selamento labial e respiração nasal, desgastes seletivos em dentes decíduos com o fim de guiar a erupção dos dentes permanentes
        3-  Portadores de outras necessidades odontológicas a serem encaminhadas para tratamento por outro profissional da odontologia, no mesmo projeto
  •       Os integrantes do grupo 1 poderão se enquadrar também nos grupos 2 e/ou 3 e os integrantes do grupo 2 poderão se enquadrar também no grupo 3.
  •       Os componentes do grupo 1 terão a parte principal de seu tratamento nas clínicas do curso de Odontologia da UNISC, além da confecção de seus aparelhos no Laboratório deste curso. Para tanto, serão levados à UNISC em conduções próprias da COPAME, mensalmente, durante o tempo em que durar o tratamento (pode variar de 1 a 3 anos aproximadamente, podendo até exceder este tempo). Caso a criança retorne à sua família ou seja adotada durante o período de tratamento ativo, será assegurada a possibilidade de continuidade do mesmo até sua conclusão. Os tratamentos terão um acompanhamento fotográfico específico, permitindo a obtenção de documentação que registre a evolução do tratamento.
  •       Os componentes do grupo 2 podem ser subdivididos da seguinte forma:  A)aqueles que necessitam de orientações, exercícios, treinamento de respiração e musculatura orofacial: estes não necessitarão ser conduzidos à Unisc, pois o acompanhamento e treinamento poderá ser feito nas dependências da COPAME, pela mesma equipe, por  um período de 1 a 2 anos, normalmente. B) aqueles que necessitarem de desgastes em dentes decíduos: deverão ser conduzidos à Unisc, clínica de Odontologia, para intervenção, em sessão única ou até no máximo 4 consultas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário