quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Conhecendo um pouco do inicio do Projeto...


A Universidade de Santa Cruz de Sul (UNISC) respondendo a um pedido feito pela Instituição COPAME organizou através da Pró-Reitoria de Extensão e Ação Comunitária (PROEXT) e o Núcleo de Ação Comunitária (NAC) da UNISC um Projeto de Extensão multidisciplinar com a finalidade de brindar auxilio para as demandas sociais desse abrigo.

O Projeto está sob a coordenação do professor Miguel Angel Liello do departamento de Psicologia, este conta com o auxilio de colegas, dos departamentos de Odontologia, Educação Física, Ciências Contábeis, e além destes, o Projeto ainda conta com a participação de bolsistas PROBEX E PROVEX.

Esse Projeto teve inicio efetivamente em julho de 2010. Entretanto, o pedido feito pela COPAME ocorreu no inicio do ano de 2010, e a partir disso, foi analisado tal pedido, realizando reuniões com a Pró-Reitoria de Extensão, reuniões com a COPAME, visitas à instituição, para assim poder compreender a demanda e ver se era possível atender a mesma. Após esse primeiro momento foram convidados os professores dos demais departamentos, elaborado um pedido para concessão de bolsistas, organização e elaboração do Projeto, onde todos os profissionais participantes colocaram suas propostas de trabalho.

A saber: dentro desse trabalho estão engajados os cursos de Ciências Contábeis, Educação Física, Odontologia e Psicologia, todos com o propósito de dar a sua contribuição para o melhoramento na estrutura organizacional e da saúde física e mental de todos os integrantes da instituição: crianças, técnicos, cuidadores e funcionários.

Cada membro que trabalha no Projeto o faz dentro de sua área de conhecimentos e de suas capacidades, buscando auxiliar da melhor maneira o bom funcionamento da instituição, bem como se apropriando de conhecimentos oriundos de práticas e de vivências dando lugar a uma constante retro-alimentação entre a instituição e a equipe do Projeto.

          Sendo um projeto multidisciplinar, uma vez por mês, a equipe se reúne para reflexionar sobre o andamento do Projeto, além destas reuniões, ocorrem ainda comunicações por e-mail e telefone. Da mesma forma são realizadas reuniões com a Diretoria da COPAME e equipe técnica, para poder definir formas de trabalho, objetivos, compreender e colocar, cada um, as suas dúvidas e anseios. Além do cronograma de reuniões já estabelecido, este também é flexível às necessidades que se apresentarem, e por isso, eventualmente outras reuniões são organizadas quando solicitadas pela PROEXT, pelo NAC ou pelos técnicos da COPAME.
            Em virtude de o Projeto estar organizado para ser realizado ao longo de dois anos, esse primeiro semestre de trabalho foi, sem duvidas, apenas uma avaliação diagnostica da instituição, ou seja, este é o inicio de um trabalho que visa auxiliar de forma continuada, e para isso, primeiramente devemos ter um panorama do todo, e assim, compreender o campo de trabalho para conseguirmos fazer intervenções mais eficientes de acordo com as necessidades. Hoje já com essa avaliação feita e já com certo entendimento do funcionamento da instituição, segue a proposta de que para os próximos semestres se consiga ainda maior êxito, através do trabalho de cada equipe.

(texto retirado do relatório entregue a PROEXT-UNISC e aprovado pela mesma em 2011). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário