sábado, 18 de abril de 2015

Grupo das Meninas utiliza a Massa de Modelar como trabalho terapêutico



Através da massa de modelar é possível simbolizar as dificuldades. Com a possibilidade de criar e recriar, este material mostra a importância da maleabilidade e da flexibilidade que devemos ter em nossa vida e transformar o que é ruim em coisas boas.


Portanto este é uma modo de
 "preparar para expressão do pensamento, porque o movimento das mãos, dos dedos, pouco a pouco favorece o processo ideativo. O que a palavra ainda não consegue exprimir, o movimento, a forma e o gesto, trazem a linguagem viva do mundo interior, refletindo o caráter, o temperamento. O trabalho com barro ajuda as pessoas a desenvolverem a auto-estima. Amassar o barro é revitalizante porque estimula a pele, contrai e relaxa a musculatura. Para pessoas deprimidas e desvitalizadas é um excelente recurso terapêutico”. (MONTEIRO, 2006, p.61).

O grupo das Meninas pôde vivenciar este trabalho neste último encontro. Foi possível exercitar a integração, o trabalho em equipe quando confeccionaram a massa de modelar caseira, e ainda, a simbolizaçao através da criação de esculturas com a massa. 




Trabalho confeccionado por uma das meninas. O rosto de uma velha sem dentes.

 


MONTEIRO, PATRICIA, R. TEIXEIRA. Comece onde você está construindo sua própria imagem. CRP 15/1659, 2006. Disponível em: <http://www.scrid.com/doc/7192697/arteterapia-Patricia-R-T-Monteiro Acesso em 18 abr. 2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário